October 22, 2017

August 10, 2017

Please reload

Posts Recentes

10 MITOS E VERDADES SOBRE CÂNCER DE MAMA

October 14, 2019

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Banho de Ródio?

August 10, 2017

O ródio não tem a mesma popularidade do ouro ou da prata, mas desempenha um papel importante no ramo joalheiro. Mas, depois que as joias escurecidas começaram a fazer sucesso, muita gente começou a falar de um tal banho de  ródio.

 

 O que é o Ródio?

 

O ródio (Rh) é um metal que pertence ao grupo da platina, descoberto em 1804 pelo químico inglês, William Hyde Wollaston. O ródio destaca pelo seu brilho e resistência, usado para dar acabamento as joias e semijoias, chamado de banho de ródio.

 

O Ródio e as Semijoias

 

As semijoias não são feitas com metal nobre, com isso, precisam de algum ´´banho metálico´´. Esse acabamento é um revestimento de ouro, prata ou ródio.

 

Devido ao grande uso das semijoias, elas tendem a escurecer. Daí, aparece as vantagens do banho de ródio, em função do brilho, brancura e sua maior resistência.

 

As semijoias tendem a escurecer, por causa da oxidação provocada pelo tempo. Já a prata é bastante sensível ao ambiente, tende a oxidar rapidamente, dependendo da maneira e o quanto for usada.  

 

Os Benefícios do Banho de Ródio

 

Esse acabamento rodinado, no popular banho de ródio, reveste joias e semijoias com uma camada protetora, trazendo mais resistência contra o desgaste natural provocado pelo uso da peça. Essa cobertura de ródio trás à peça com maior resistência contra riscos e manchas.

 

Além de ser muito brilhante, o ródio oferece qualidade e um valor estético, visto que a joia ou semijoia, ficam mais bonitas ao passar pelo acabamento rodinado.

De uns tempos para cá, o ródio negro caiu na moda para escurecer as peças. Alternativa moderna, trazendo versatilidade e beleza.

 

O Banho de Ródio é Eterno?

 

Mesmo o ródio sendo mais resistente ao desgaste, ele não é permanente. Com o tempo essa camada rodinada vai perdendo o efeito. Vai depender também do cuidado que o usuário tem com suas semijoias, evitando materiais abrasivos e oxidantes.

 

Levantando em conta o bom uso e boa conservação de suas semijoias, limpezas e cuidados com produtos que podem desgastá-las, você terá o brilho e a vitalidade de sua peça durante anos.

 

Gostou?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook - Folheados Gonçalves
  • Instagram Folheados Gonçalves